Mercado Computacional
Fala aprendiz, tudo tranquilo? Nesse conteúdo vamos conversar sobre o mercado computacional, entender como ele se encontra, será que vale a pena entrar para a área de tecnologia? Quais áreas você pode seguir?
Quando falamos em mercado computacional as pessoas logo associam aos computadores pessoais, mas o mercado mundial de computadores está dividido em diversos segmentos diferentes, nós temos o mercado dos computadores de grande porte, de médio porte, dos computadores pessoais e também do mobile que são os celulares que não deixam de ser computadores e que conquistaram o mundo.
Quando aprendemos a programar, nós aprendemos a programar em qualquer tipo de computador e não importa se você vai desenvolver uma aplicação para um computador de grande porte, médio, computador pessoal ou um smartphone.
Os computadores de grande porte são conhecidos como Mainframes, quem tem acesso a esse computador são grandes empresas como bancos, lojas online, faculdades, pois essa tecnologia é muito cara e esses computadores são usados para fazer grandes cálculos e grandes operações matemáticas, por isso eles possuem grande quantidade de memória, guardam muita informação e também processam grandes volumes de dados.
Os mainframes ocupam geralmente uma sala inteira, e uma empresa que é líder nesse tipo de computador é a IBM, que oferece seus computadores e serviços a muitas empresas pelo mundo, inclusive aqui no Brasil.
Os computadores de médio porte são chamados de minicomputadores, geralmente são usados por várias pessoas ao mesmo tempo através de compartilhamento por terminais, eles podem ser conhecidos também como servidores, podem processar muitas informações, porém são menores e não ocupam uma sala inteira, eles possuem o mesmo aspecto que um computador de mesa.
Os computadores pessoais são chamados de microcomputadores, e podemos dividir eles em dois tipos os desktops que são os computadores de mesa e os laptops (notebooks, netbooks) que são computadores que podem ser transportados.
Os computadores pessoais são usados para atividades pequenas como atividades de escritório, e como a programação de sistemas exige a escrita de códigos, que nada mais são do que textos simples esses equipamentos também podem ser usados para esse tipo atividade, podendo ser usados para criar sistemas web, desktop, aplicativos de celular, jogos digitais entre várias outras soluções.
Os computadores pessoais possuem um valor mais acessível, sendo assim as pessoas conseguem comprar com mais facilidade, se unido a outros computadores pessoais ligados através de redes de computadores eles são capazes de agirem como um minicomputador, processando muita quantidade de dados ao mesmo tempo, sendo mais barato do que esse tipo de computador.
Os microcomputadores também são conhecidos como PC, que é um termo que surgiu do inglês “Personal Computer”, que se traduzirmos para o português significa “Computador Pessoal”, que surgiu na IBM por conta de um dos seus modelos de computador na década de 1975.
Se olharmos para o mundo inteiro a maioria dos computadores são do tipo mainframe, ou seja, existem mais computadores desse tipo usados por grandes empresas, logo em seguida, vemos os computadores pessoais e celulares em segundo lugar e por último temos os computadores de médio porte.
Quer ver um vídeo que eu preparei sobre esse assunto? Veja:
E você já sabe por qual caminho da computação quer seguir? Deixa aqui nos comentários.