Compiladores, Interpretadores e Tradutores

Compiladores, Interpretadores e Tradutores

Fala Techer, tudo tranquilo? Aqui é o Erick e nesse conteúdo vamos conversar sobre compiladores, interpretadores e tradutores, você já ouviu falar nesses termos? Se você está iniciando na programação, com certeza, você vai se deparar com esses termos.

Assim como existem ferramentas para os diversos tipos de profissionais no mundo, também existem ferramentas criadas para os desenvolvedores de software, um designer 3D por exemplo, vai ter uma ferramenta para criar modelos 3D, enquanto um editor de vídeos vai possuir um programa para ajudar ele a criar e editar vídeos, e os programadores também possuem ferramentas que os ajudam a codificar programas mais facilmente.

Essas ferramentas usadas por programadores podem ser chamadas de compiladores, interpretadores ou tradutores de código, que são editores de códigos em linguagens de programação e cada linguagem de programação pode ter um diferente exclusivo para ela, com as melhores práticas e facilidades para escrita de programas mais rapidamente e com qualidade.

Compiladores, Interpretadores e Tradutores
Compiladores, Interpretadores e Tradutores

Assim que um projeto de criação de um software inicia, primeiro é feito a análise do sistema, e depois desse entendimento é que se inicia a tarefa de transformar esse levantamento em um programa de computador real, é aqui que entram os programadores, criando as milhares de linhas de códigos de um software, que são escritos em compiladores, interpretadores ou tradutores de código.

Para se criar um programa em um computador só é necessário um editor de texto simples, que vai ser capaz de escrever, copiar, colar, salvar códigos e imprimir se for o caso, um simples exemplo de programa assim seria o bloco de notas (notepad) do Windows, ou um programa simples de criação de textos disponíveis em outros sistemas operacionais como o Linux ou o OSX.

Se o programa edita mais do que isso ele é considerado um processador de texto que é diferente de um editor de texto simples, que é usado para criar textos para outros fins, um exemplo de um processador de textos seria o Microsoft Word ou o LibreOffice Writer, que são programas para edição de textos mais complexos sendo capazes de alterar e fazer diversos tipos de modificações no texto, como mudar de cor, inserir imagens, colocar diversos efeitos diferentes.

Compiladores, Interpretadores e Tradutores
Compiladores, Interpretadores e Tradutores

Tradutores de Programas

São programas que traduzem um programa escrito em uma linguagem para outra, imagine que você sabe programar em C# e criou um programa nessa linguagem, e agora você quer transformar o seu programa para a linguagem Java, mas você não conhece essa linguagem de programação, o tradutor de programas vai transformar o seu código de C# em um programa em Java, traduzindo para que ele se torne o mesmo programa porém em uma linguagem de programação diferente.

Interpretadores de Programas

São programas que interpretam os programas sem ter a necessidade de você ter que compilar um programa para ser executado diretamente pela CPU do computador, existem algumas linguagens como o Basic, Perl, Python, Forth, Javascript, Logo, entre outras que funcionam dessa forma, podemos pegar o Javascript como exemplo, escrever um código e pedir que o navegador da internet interprete esse programa rodando ele sem a necessidade de compilar ele no computador, no caso o navegador da internet que pode ser o Google Chrome, Microsoft Edge, seria o interpretador desse tipo de linguagem.

Compiladores de Programas

Os compiladores são programas que traduzem códigos de nível alto em linguagem de máquina, fazendo com que esse programa seja lido pelo processador do computador, podemos citar algumas linguagens de programação que funcionam dessa forma como é o caso do Java, C#, C++, C, entre outras linguagens de programação.

Compiladores, Interpretadores e Tradutores
Compiladores, Interpretadores e Tradutores

Cada linguagem de programação vai ter a sua ferramenta ou conjunto de ferramentas mais usados pela comunidade que cria programas na linguagem, vale você pesquisar quais são as ferramentas mais usadas para a linguagem que você está aprendendo e ver qual é a mais usada pelo mercado e que está mais em uso para você se adequar a ela.

Quer ver um vídeo que eu preparei sobre o assunto? Veja:

Compiladores, Interpretadores e Tradutores

E você já tinha ouvido falar nesses termos? Deixa aqui nos comentários que eu estou curioso para saber.

Referência


MANZANO, José Augusto N. G. Algoritmos: Lógica para Desenvolvimento de Programação de Computadores. São Paulo : Érica, 2010.

Erick Freire

Erick Freire

Criador de Conteúdo Digital Desde 2013, Graduado Em Gestão em Tecnologia da Informação, Pós-Graduado em Engenharia da Qualidade de Software, Analista de Sistemas, Escritor e Gamer.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.