Expressões Aritméticas

Fala aprendiz, tudo tranquilo? Aqui é o Erick e nesse conteúdo vamos conversar sobre expressões aritméticas, vamos entender como usar elas na programação, e como usar fórmulas matemáticas para resolver problemas computacionais.

É muito comum o uso de matemática para resolver alguns problemas computacionais, principalmente quando desenvolvemos aplicações com focos em áreas que usam muito a matemática como é o caso de sistemas para cálculos estatísticos, contabilidade entre outros segmentos.

O uso de fórmulas na programação é comum e temos que entender como transformar essas fórmulas matemáticas em algo que o computador entenda e consiga calcular e transformar em uma informação, isso vai envolver constantes, variáveis, valores digitados pelo usuário.

Expressões Aritméticas

No exemplo acima vemos uma fórmula matemática que calcula a área de circunferência um círculo, veja que vemos símbolos matemáticos, se nós jogarmos essa fórmula para o computador ele não vai saber o que ela significa e não vai saber calcular, por isso, precisamos converter ela para de uma forma que o computador entenda.

Se olharmos para a fórmula vamos ver o A que representa a área de um círculo, esse A é o resultado final que queremos descobrir, logo vemos a direita um símbolo, ele representa o valor do PI, que matematicamente é o valor de 3.14159265, logo vemos a letra R, que significa que é o valor do raio do círculo, esse valor vai ter que ser fornecido pelo usuário, pois ele vai ser elevado a 2, poderíamos traduzir essa fórmula na computação da seguinte forma:

resultado = (3.14159265 * ( raio ^ 2 )) ou

resultado = (3.14159265 * ( raio * raio )) ou

resultado ← (3.14159265 * ( raio ^ 2 )) ou

resultado ← (3.14159265 * ( raio * raio ))

Expressões Aritméticas

Observe que usamos os parênteses para indicar a ordem de prioridade do calculo, ou seja, queremos que primeiro ele calcule o raio elevado a dois e depois pegue esse resultado e faça a multiplicação por PI, por fim esse valor será armazenado na variável resultado.

Logo mais vamos resolver diversos exercícios e vamos ver diversas fórmulas diferentes e vamos aprender como transformar elas na forma que o computador consegue calcular.

Quer ver um vídeo que eu preparei sobre o assunto? Veja:

Expressões Aritméticas

E você já tinha se deparado com expressões aritméticas na programação? Deixa aqui nos comentários.

Referencia

MANZANO, José Augusto N. G. Algoritmos: Lógica para Desenvolvimento de Programação de Computadores. São Paulo : Érica, 2010.

Erick Freire

Criador de Conteúdo Digital Desde 2013, Graduado Em Gestão em Tecnologia da Informação, Pós-Graduado em Engenharia da Qualidade de Software, Analista de Sistemas, Escritor e Gamer.