Como a Lógica é Usada na Programação?
Fala aprendiz, tudo tranquilo? Nesse conteúdo vamos conversar sobre como a lógica é usada na programação? Se você é iniciante no mundo da computação, com certeza, você deve estar se perguntando porque e como a lógica é usada para criar programas?
Os profissionais mais experientes na área de tecnologia preferem iniciar a criação de um projeto de desenvolvimento de software somente depois do entendimento do que o sistema vai fazer, e quando a lógica para criar o programa já está muito bem desenvolvida.
A criação de um sistema é feita através de técnicas feitas no processo de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, que envolve o entendimento do negócio, partes do sistema e programação do sistema, inclusive existe um curso universitário focado nessa área.
Nesse conteúdo que estamos aprendendo vamos focar mais no processo para criar programas de computador, quem sabe mais para frente poderemos entrar em detalhes sobre outras áreas do desenvolvimento de software.
O processo de criação de programa envolve diversos passos como o uso de:
- Ferramentas Gráficas
- Ferramentas Textuais
Ferramentas Gráficas
As ferramentas gráficas são usadas para mostrar a lógica do programa de forma visual, como o programa vai resolver um problema do sistema a ser construído e podemos usar as seguintes ferramentas gráficas:
- Diagrama de Blocos ( ISO 5807:1985(E) )
- Diagrama de Quadros ( NS, NSD, Chapin )
Muitas pessoas confundem as ferramentas gráficas com o fluxograma e isso é um erro, pois os fluxogramas é usado por outra área e tem o seu sentido um pouco diferente do que é usado na área de programação, apesar de muitos símbolos serem parecidos.
A forma gráfica é valida para o entendimento da construção do sistema, aqui não se leva em consideração a escrita perfeita de programas com a sintaxe de linguagens de programação, mas sim a lógica para resolver um problema computacional.
Ferramentas Textuais
As ferramentas textuais são usadas para mostrar a lógica do programa no formato de texto, usando a língua nativa da pessoa que está aprendendo a programar, no nosso caso vai ser o português, mas ele pode ser usado em outras línguas para facilitar o entendimento do iniciante na programação, temos as seguintes ferramentas:
- Pseudocódigos
- Metalinguagens
- PDL ( Program Design Language )
- Português Estruturado
- Portugol
- Potigol
Aqui o foco mais uma vez é a lógica para resolver um problema computacional sem ser feito a análise de pontos e vírgulas que muitas vezes é solicitado em linguagens de programação, ou seja, é uma linguagem mais simples do que a linguagem de programação para treinar a lógica.
Quando inciamos nosso estudo em programação, começamos a aprender a programação estruturada que muitos também conhecem como programação modular, essa é a base para aprender outros tipos de se programar como a programação orientada a objetos.
Quando usamos a programação estruturada conseguimos:
- Agilizar a escrita de programas
- Facilitar a leitura e depuração de erros
- Testar e localizar possíveis falhas e erros que possam existir no nosso programa
- Reutilizar códigos
- Facilitar alterações no sistema
E para criarmos nossos programas podemos seguir quatro passos:
- Criar instruções que são interligadas
- Criar instruções em grupos ( chamamos de módulos )
- Distribuir o trabalho entre diversos programadores para agilizar a criação do sistema
- Revisar o trabalho criado em reuniões e acompanhamentos da criação do sistema
Criar um sistema exige autodisciplina, metodologia, organizar o pensamento, e entender as necessidades do usuário e ver que dependendo da área nem tudo pode ser resolvido pelo sistema, que ainda existe a necessidade de uma análise humana para o sistema ajudar no negócio.
Podemos destacar alguns profissionais muito importantes na criação de um sistema, que são o gerente do projeto, engenheiro de software, analista de sistemas, programador e dependendo do sistema e empresa que está criando o sistema ainda podem existir outros profissionais.
Alguns profissionais como o engenheiro de software e o analista de sistema, eles vão desenhar o que o sistema vai fazer, enquanto os programadores vão criar toda a estrutura do sistema e linhas de códigos, banco de dados, conexões, enquanto que o gerente do projeto vai acompanhar o desenvolvimento do sistema e se tudo está dentro do prazo para entrega e vai acompanhar os valores do projeto.
Todas essas partes precisam entender o negócio para poder criar o melhor sistema possível, que vai atender ao negócio e ajudar ele a crescer ainda mais.
Quer ver um vídeo que eu preparei sobre o assunto? Veja:
E você imaginava que existiam tantos processos na criação de um programa de computador? Deixa aqui nos comentários que eu estou curioso para saber.