Diagrama de Bloco e Diagrama de Quadro
Fala aprendiz, tudo tranquilo? Nesse conteúdo vamos conversar sobre diagrama de bloco e diagrama de quadro, vamos entender as diferenças entre esses dois tipos de algoritmos visuais e qual nós usaremos nos próximos conteúdos.
Tanto o diagrama de bloco quanto o diagrama de quadro são formas de representar a lógica da resolução de um problema computacional de forma gráfica, e ambas as formas são válidas para uso em projetos de desenvolvimento de software.
Na programação e na área de análise e desenvolvimento de sistemas o diagrama de bloco é conhecido também como fluxograma, mas isso é considerado um erro, pois o fluxograma é usado em outra área e possui um sentido diferente do usado na computação.
Se você ouvir alguém falando que usa fluxograma na área de tecnologia você pode entender que é diagrama de bloco, mas considere que não é o termo correto, o ideal é usar ou diagrama de quadro ou diagrama de bloco.
O diagrama de quadro é conhecido também como chapin, NS, NSD, porém esse padrão não é reconhecido internacionalmente, como é o caso do diagrama de bloco, esse diagrama foi criado na década de 1970 por Isaac Nassi e Ben Shneiderman e depois foi ampliado por Ned Chapin.
Vamos ver um exemplo de um programa simples feito em cada um dos diagramas, para vermos as diferenças visuais:
Ainda podemos classificar como correto chamar os diagramas de:
- Diagrama de Bloco e Diagrama de Quadro
- Diagrama de Blocos e Diagrama de Quadros
- Diagramas de Bloco e Diagramas de Quadro
- Diagramas de Blocos e Diagramas de Quadros
Pela ISO, ser um padrão reconhecido internacionalmente usaremos o diagrama de bloco como base para desenvolver os nossos algoritmos computacionais, portanto nos próximos conteúdos quando iniciarmos a criação dos nossos programas usaremos esse modelo.
Veja um vídeo que eu preparei sobre o assunto:
E você já tinha visto algum desses diagramas nos seus estudos? Deixa aqui nos comentários que eu quero saber.