Linguagem de Projeto de Programação (LPP)
Fala aprendiz, tudo tranquilo? Nesse conteúdo vamos falar sobre linguagem de projeto de programação (LPP), será que você conhece esse termo? Você como programador iniciante já ouviu falar nesse tipo de linguagem?
A linguagem de projeto de programação também é conhecida como pseudocódigo ou metalinguagem, é uma linguagem que se parece com uma linguagem de programação, mas que não segue o mesmo rigor, ela é escrita na língua que a pessoa fala, que nosso caso será o português e não possui todas as regras de uma linguagem de programação com pontos e vírgulas entre outras regras.
Muitas pessoas também conhecem a LPP como Português estruturado, Portugol ou Potigol, que são versões da LPP criadas aqui no Brasil, essa linguagem surgiu com base na PDL ( Program Design Language ) um padrão em inglês criado por Caine & Gordon em 1975.
Essa linguagem possui características de uma linguagem estruturada, se você ainda não sabe o que é uma linguagem estruturada já fizemos um conteúdo conversando sobre esse tipo de programação aqui no canal, vale a pena você visitar o conteúdo de Paradigmas da Programação.
Essa linguagem é usada em projetos para documentar partes importantes a fim de facilitar a auditoria, ela também é usada para ajudar iniciantes na programação a começarem a entender lógica computacional, pois ela é escrita no idioma nativo da pessoa, enquanto as linguagens são escritas em inglês por padrão.
Por essa linguagem não ser uma linguagem de programação ela possui apenas um ponto negativo em seu uso, que seria não ter uma regra de escrita certa, podendo ser usada de várias formas diferentes por cada tipo de profissional e isso também depende de como o profissional aprendeu a usar a LPP.
Vamos conhecer as palavras que podemos usar na LPP:
Até, Até_Que, Até_Seja, Cadeia, Caracteres, Caso, Classe, Conjunto, Const, Continua, De, Efetue, Enquanto, Enquanto_Seja, Então, Escreva, Faça, Fim, Fim_Até, Fim_Até_Seja, Fim_Caso, Fim_Classe, Fim_Enquanto, Fim_Laço, Fim_Para, Fim_Registro, Fim_Se, Função, Herança, Início, Inteiro, Laço, Leia, Lógico, Objeto, Para, Passo, Privada, Procedimento, Programa, Pública, Real, Registro, Repita, Saia_Caso, Se, Seção_Privada, Seção_Protegida, Seção_Publica, Seja, Senão, Tipo, Var e Virtual.
Observe que essas palavras reservadas da LPP seguem o português usando verbos, substantivos, conjunções, interjeições, preposições e adjetivos, as linguagens de programação também seguem esse mesmo conceito porém em inglês.
Quer ver um vídeo que eu preparei sobre esse assunto? Veja:
E você já sabia da existência de uma LPP? Deixa aqui nos comentários que eu estou curioso para saber.