Linguagens de Programação
Fala aprendiz, tudo tranquilo? Nesse conteúdo vamos conversar sobre linguagens de programação, será que uma é melhor do que a outra? Quais as linguagens mais populares? Qual a linguagem de programação devo aprender? Você já se fez essas perguntas?
Para que um computador funcione ele precisa ser programado, o ato de programar é conversar com o computador, é dizer o que o computador deve fazer, podemos programar em linguagens de baixo ou alto nível.
Mas o que são linguagens de programação de baixo ou alto nível?
Dizemos que uma linguagem de programação é de baixo nível quando a sua forma de escrita é próxima a linguagem da máquina que é feita com 0 “zeros” e 1 “uns”, esse tipo de linguagem é muito difícil de ser usada por humanos, porque para escrever uma simples letra, uma palavra você precisa criar várias sequências de zeros e uns, aqui temos por exemplo a linguagem Assembly.
As linguagens de alto nível são linguagens de programação com escrita próxima a linguagem humana no inglês, sendo assim as palavras usadas nessas linguagens são mais fáceis para o entendimento humano e mais fáceis de se programar, podemos citar várias linguagens de programação de alto nível, como o C, C++, Java, Javascript, C#, Lua, Python, entre várias outras.
As linguagens de programação podem ser divididas em quatro categorias, que são classificadas por sua geração:
- 1ª Geração é a Linguagem de Máquina, Assembly.
- 2ª Geração ALGOL, COBOL e BASIC.
- 3ª Geração PL/1, PASCAL, C, Modula-2, C++, Java, C#, Lua, ADA entre outras.
- 4ª Geração Linguagens de consulta como o SQL.
No mercado existem milhares de linguagens de programação, sendo algumas livres e outras sendo de propriedade exclusiva de empresas, estando disponível apenas para quem trabalha nessas empresas, organizações, órgãos públicos e faculdades, estima-se que são mais de duas mil (2000) linguagens de programação existentes no mundo, podendo existir até mais do que isso.
Ainda podemos classificar as linguagens de programação de acordo com as suas características:
Linguagem Procedural
Permite programação através de estruturas, sendo capazes de permitir a criação de funções, procedimentos, que podem estar interligados, essa linguagem pode ser conhecida também como imperativa.
Linguagem Declarativa
Permite a programação de forma estática, são conhecidas no mercado como linguagens de marcação de texto, como é o caso do HTML, XHTML, entre outras.
Linguagem Orientada a Objetos
Permite a programação através de unidades conhecidas como objetos, que representam conceitos do mundo, que possuem características e funções.
Linguagem Concorrente
Permite a programação através de concorrência, você cria funções que são capazes de dividir tarefas entre os vários núcleos de um processador para processar informações mais rapidamente.
Linguagem de Consulta
São usadas para realizar consultas em grandes bases de dados, são conhecidas como as linguagens SQL, que são usadas para consultas de informações em Banco de Dados.
Linguagem de Especificação
É utilizada em projetos e serve para documentar a criação de um sistema.
Mas e qual a melhor linguagem de programação que você acha que eu devo aprender?
Galera aqui é um ponto crucial para você que está iniciando na programação, não existe linguagem de programação que é melhor ou pior do que outra, a melhor linguagem de programação é aquela que você sabe programar, se você conhece alguma não vai faltar trabalho para você, o que eu recomendo é olhar sempre as dez mais usadas no mundo, escolher uma e seguir aprendendo ela, deixo aqui uma dica, não comece a aprender uma e depois mude para outra, porque se você faz isso você nunca vai ser um especialista em uma linguagem de programação, eu por exemplo, programo em Java, depois de ter muito tempo conhecendo essa tecnologia comecei a partir para outras, mas primeiro virei especialista em uma, hoje conheço um pouco de C#, Javascript, HTML, CSS, mas minha linguagem de programação principal é o Java e nunca me falta trabalho, portanto escolha uma e siga seu caminho por ela, depois que você virar especialista você procura aprender outras como uma segunda opção.
Quer ver um vídeo que eu preparei sobre o assunto? Veja:
E você já sabe qual a linguagem de programação que você vai aprender? Deixa aqui nos comentários.