Norma ISO

Norma ISO

Fala aprendiz, tudo tranquilo? Nesse conteúdo vamos conversar um pouco sobre a norma ISO, entender o que ela é? Qual a norma que faz referência a computação? E qual a norma nós vamos usar como base para criar nossos algoritmos computacionais.

A ISO é uma certificação reconhecida internacionalmente de boas práticas para empresas, existem diversas normas, que são regras para cada tipo de área que possa existir dentro de uma empresa, temos normas voltadas a Segurança da informação (ISO 27001), Gestão ambiental (ISO 14001), e existe a ISO 5807:1985 (E) que diz respeito a formas gráficas usadas pela engenharia e computação.

Como vamos começar a desenvolver a nossa lógica computacional é nessa ISO a 5807:1985 (E) que vamos focar nesse conteúdo, vamos conhecer ela um pouco e entender como aplicaremos ela na construção dos nossos algoritmos através do diagrama de blocos futuramente.

Norma ISO
Norma ISO

O processo de criação de um software é feito em duas etapas, a primeira é a análise do sistema, onde vai ser feito o entendimento do sistema, quais partes serão construídas e quais partes irão se comunicar, a segunda parte é a de programação que é a criação do sistema o transformando em algo usável.

Logo mais vamos começar a treinar o desenvolvimento da nossa lógica e para isso vamos utilizar os diagramas de blocos e os pseudocódigos, por isso é importante entender os símbolos que vamos usar na construção dos algoritmos visuais.

A ISO 5807:1985 foi criada com base em duas ISO’s anteriores que foi a ISO 1028 e ISO 2636 que foram publicadas na década de 1970, muitas pessoas se questionam se o valor de um algoritmo escrito de forma visual ou de forma textual tem o mesmo peso.

Norma ISO
Norma ISO

A resposta para essa questão é que sim, o importante é mostrar a ordem dos fatos para resolver um problema computacional, não importa qual seja a resolução ambas tem o mesmo sentido e vão significar a mesma coisa.

Vamos conhecer os símbolos do diagrama de blocos que usaremos:

Diagrama de Blocos - Início e Fim
Diagrama de Blocos – Início e Fim

Esse símbolo representa o início e o fim do nosso programa.

Diagrama de Blocos - Entrada Manual
Diagrama de Blocos – Entrada Manual

Esse símbolo representa a entrada manual de dados no sistema.

Diagrama de Blocos - Processamento
Diagrama de Blocos – Processamento

Esse símbolo representa o processamento, podemos usar ele para processar cálculos ou criar variáveis.

Diagrama de Blocos - Exibição
Diagrama de Blocos – Exibição

Esse símbolo representa a saída de dados, usamos ele para exibir a saída de informação de um sistema.

Diagrama de Blocos - Tomada de Decisão
Diagrama de Blocos – Tomada de Decisão

Esse símbolo é usado para exibir uma tomada de decisão.

Diagrama de Blocos - Preparação
Diagrama de Blocos – Preparação

Esse símbolo é usado para preparação, usado em um tipo de laço de repetição.

Diagrama de Blocos - Funções e Métodos
Diagrama de Blocos – Funções e Métodos

Esse símbolo é usado para processos pré-definidos, usaremos para criar procedimentos e funções.

Diagrama de Blocos - Conector
Diagrama de Blocos – Conector

Esse símbolo é usado para criar conexões quando o programa ficar muito grande, ou for necessário o uso de alguma função ou procedimento.

Diagrama de Blocos - Linha
Diagrama de Blocos – Linha

Esse símbolo é usado para indicar como o algoritmo deve ser lido que é de cima para baixo e da esquerda para a direita.

Se você ainda não conhece esses símbolos fica tranquilo que vamos praticar bastante nos próximos conteúdos e você vai se familiarizar com eles quando iniciarmos a criação dos nossos algoritmos.

Quer ver um vídeo que eu preparei sobre o assunto? Veja:

Norma ISO

E você já conhecia essa norma ISO? Deixa aqui nos comentários.

Referência


MANZANO, José Augusto N. G. Algoritmos: Lógica para Desenvolvimento de Programação de Computadores. São Paulo : Érica, 2010.

Erick Freire

Erick Freire

Criador de Conteúdo Digital Desde 2013, Graduado Em Gestão em Tecnologia da Informação, Pós-Graduado em Engenharia da Qualidade de Software, Analista de Sistemas, Escritor e Gamer.

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