Norma ISO
Fala aprendiz, tudo tranquilo? Nesse conteúdo vamos conversar um pouco sobre a norma ISO, entender o que ela é? Qual a norma que faz referência a computação? E qual a norma nós vamos usar como base para criar nossos algoritmos computacionais.
A ISO é uma certificação reconhecida internacionalmente de boas práticas para empresas, existem diversas normas, que são regras para cada tipo de área que possa existir dentro de uma empresa, temos normas voltadas a Segurança da informação (ISO 27001), Gestão ambiental (ISO 14001), e existe a ISO 5807:1985 (E) que diz respeito a formas gráficas usadas pela engenharia e computação.
Como vamos começar a desenvolver a nossa lógica computacional é nessa ISO a 5807:1985 (E) que vamos focar nesse conteúdo, vamos conhecer ela um pouco e entender como aplicaremos ela na construção dos nossos algoritmos através do diagrama de blocos futuramente.
O processo de criação de um software é feito em duas etapas, a primeira é a análise do sistema, onde vai ser feito o entendimento do sistema, quais partes serão construídas e quais partes irão se comunicar, a segunda parte é a de programação que é a criação do sistema o transformando em algo usável.
Logo mais vamos começar a treinar o desenvolvimento da nossa lógica e para isso vamos utilizar os diagramas de blocos e os pseudocódigos, por isso é importante entender os símbolos que vamos usar na construção dos algoritmos visuais.
A ISO 5807:1985 foi criada com base em duas ISO’s anteriores que foi a ISO 1028 e ISO 2636 que foram publicadas na década de 1970, muitas pessoas se questionam se o valor de um algoritmo escrito de forma visual ou de forma textual tem o mesmo peso.
A resposta para essa questão é que sim, o importante é mostrar a ordem dos fatos para resolver um problema computacional, não importa qual seja a resolução ambas tem o mesmo sentido e vão significar a mesma coisa.
Vamos conhecer os símbolos do diagrama de blocos que usaremos:
Esse símbolo representa o início e o fim do nosso programa.
Esse símbolo representa a entrada manual de dados no sistema.
Esse símbolo representa o processamento, podemos usar ele para processar cálculos ou criar variáveis.
Esse símbolo representa a saída de dados, usamos ele para exibir a saída de informação de um sistema.
Esse símbolo é usado para exibir uma tomada de decisão.
Esse símbolo é usado para preparação, usado em um tipo de laço de repetição.
Esse símbolo é usado para processos pré-definidos, usaremos para criar procedimentos e funções.
Esse símbolo é usado para criar conexões quando o programa ficar muito grande, ou for necessário o uso de alguma função ou procedimento.
Esse símbolo é usado para indicar como o algoritmo deve ser lido que é de cima para baixo e da esquerda para a direita.
Se você ainda não conhece esses símbolos fica tranquilo que vamos praticar bastante nos próximos conteúdos e você vai se familiarizar com eles quando iniciarmos a criação dos nossos algoritmos.
Quer ver um vídeo que eu preparei sobre o assunto? Veja:
E você já conhecia essa norma ISO? Deixa aqui nos comentários.