Relação Entre a Cozinha e o Computador
Fala aprendiz, tudo tranquilo? Nesse conteúdo vamos conversar sobre qual a relação entre a cozinha e o computador? Será que eles são parecidos? Fica comigo até o final desse conteúdo e vamos descobrir se existe ou não essa relação.
Quando pensamos em cozinha, logo pensamos no ato de cozinhar e toda receita que se preze vai possuir duas partes, uma que diz quais são os ingredientes de uma receita e a outra parte seria como executar essa receita para dar certo.
Se observarmos uma receita ela na verdade é um roteiro do que deve ser separado por uma pessoa e como ela deve executar o trabalho para que a receita de certo, e um programa de computador vai funcionar parecido com isso.
Nossa, mas você está me dizendo que nós vamos criar receitas de bolo no nosso computador? Não é isso, mas veja, se uma pessoa que sabe ler pegar uma receita e seguir os passos como descrito, no final ela vai ter a receita que ela desejava, mas se por algum motivo ela fez algum passo errado ou esqueceu um ingrediente a receita vai desandar.
E a mesma coisa acontece em um computador se você criar um algoritmo, ou seja, a receita perfeita, esse algoritmo vai ser executado por qualquer computador da mesma forma gerando o mesmo resultado, já se você escreve um algoritmo errado, faltando passos ou recursos um computador pode interpretar de forma errada gerando erros.
Um programador é como se fosse um mestre cuca, ele escreve programas que vão ser interpretados por computadores diferentes porém, com a mesma lógica e isso vai fazer o programa ser executado da mesma forma independente de qualquer que seja o computador.
Dizemos que um programador ele é nível Senior quando ele possui 10 anos ou mais de profissão, isso porque ele já é capaz de resolver problemas computacionais bem complexos e já passou por várias situações onde ele vai conseguir resolver qualquer problema.
Um programador Pleno, possui de 5 a 7 anos de experiência na profissão, ele é capaz de resolver problemas computacionais medianos a complexos.
Um programador Junior possui de 1 a 3 anos de experiência na profissão, ele é capaz de resolver problemas computacionais simples a medianos e precisam de um auxílio de um programador mais experiente para poder resolver algumas coisas ocasionalmente.
Nossa, mas então se eu quiser ganhar os grandes salários da profissão eu vou ter que esperar 10 anos para isso? A grande verdade é, ninguém chega ao topo de início, e sim os profissionais mais experientes na programação ganham bem, mas exige que exista um nível de expertise alto para isso.
Existe a possibilidade de encurtamento desse caminho até os grandes salários, e isso vai depender de cada pessoa e empresa onde ela for trabalhar, existem profissionais que começam como Junior e em 3 a 6 meses por esforço, estudo e aprendizado conseguem migrar para Pleno tranquilamente, e isso vai de cada profissional.
A dica que dou para iniciantes na programação é, não desista, persista, e saiba que você vai entrar em uma área que muda a todo momento, em nível de tecnologia, exigências de mercado, portanto o estudo para quem trabalha com tecnologia é diário e constante, e ficar no passado vai te deixar em desvantagem, observe sempre as novidades e busque o conhecimento.
Quer ver um vídeo que eu preparei sobre esse assunto? Veja:
E você já sabia da relação dessas duas áreas? Deixa aqui nos comentários.