Unidades de Medidas Computacionais

Fala aprendiz, tudo tranquilo? Nesse conteúdo vamos conversar sobre unidades de medidas computacionais, afinal se estamos querendo entrar para a área de tecnologia temos que entender como um computador armazena os dados e quantifica eles.

O menor dado que um computador pode armazenar é chamado de BIT (Binary Digit – Digito Binário) que possui dois estados o “1” para representar que possui energia e o “0” que representa que não possui energia.

Cada informação que pode ser armazenada em um computador possui um significado do mundo externo, portanto cada letra, símbolo ou caractere especial que existe em um computador é representado por um digito binário.

Unidades de Medidas Computacionais

Quando possuímos um conjunto de 8 BITS chamamos esse dado de BYTE, aqui já podemos representar informações simples como palavras em um computador.

Os computadores podem representar no máximo 256 caracteres, que é a combinação de um BIT elevado a 8, isso facilita a manipulação de dados já que usar valores decimais consumiria muito mais memória de um computador, por esse motivo os BITS foram escolhidos para serem usados nos computadores.

Dos 256 caracteres que podemos usar nos computadores 128 são usados pelos programas do computador e os outros 128 são usados pelos fabricantes de hardware de computadores para criar seus componentes.

Unidades de Medidas Computacionais

Com base nessa forma de armazenamento de dados pelo computador, podemos observar quanto um computador pode processar no início os computadores processavam 8 bits, ou seja, 1 Byte por vez, o que significa que eles processavam uma palavra por vez.

Logo surgiu outras tecnologias como computadores de 16 bits que processavam duas palavras por vez, depois processadores a 32 bits que processavam quatro palavras por vez e os mais recentes que são os 64 bits que processam oito palavras por vez.

Usamos essa forma de armazenamento para dizer quanto podemos processar de informações com um computador e também o quanto podemos armazenar de dados em um computador, vamos conhecer as unidades de medidas:

Unidades de Medidas Computacionais
  • BIT – Conjunto de dois estados “0” ou “1”
  • BYTE – Conjunto de 8 Bits, representa uma palavra
  • Kilobyte – Conjunto de 1024 caracteres
  • Megabyte – Conjunto de 1024 Kilobytes
  • Gigabyte – Conjunto de 1024 Megabytes
  • Terabyte – Conjunto de 1024 Gigabytes
  • Petabyte – Conjunto de 1024 Terabytes
  • Exabyte – Conjunto de 1024 Petabytes
  • Zettabyte – Conjunto de 1024 Exabytes
  • Yottabyte – Conjunto de 1024 Zettabyte

Quer ver um vídeo que eu preparei sobre esse assunto? Veja:

Unidades de Medidas Computacionais

E você já tinha ouvido falar nessas unidades de medidas computacionais? Deixa aqui nos comentários.

Referencia

MANZANO, José Augusto N. G. Algoritmos: Lógica para Desenvolvimento de Programação de Computadores. São Paulo : Érica, 2010.

Erick Freire

Criador de Conteúdo Digital Desde 2013, Graduado Em Gestão em Tecnologia da Informação, Pós-Graduado em Engenharia da Qualidade de Software, Analista de Sistemas, Escritor e Gamer.