Tabela ASCII

Tabela ASCII

Fala aprendiz, tudo tranquilo? Nesse conteúdo vamos conversar sobre a tabela ASCII, vamos entender a sua importância, como ela surgiu e porque ela é muito citada dentro da programação e área de tecnologia.

Já de início vamos falar sobre o nome dessa tabela, que muitos chamam de tabela Asqui dois, isso porque no final da palavra em inglês temos dois “IS” o que muitos confundem com os números romanos, onde na verdade eles não indicam que é o número dois, mas sim para dar ênfase que os dois “IS” do final devem ser prolongados, pois só existe uma tabela criada com esse nome até hoje, ou seja, não existe uma segunda versão da tabela, portanto devemos pronunciar apenas como tabela Asqui, e pode ser considerado um erro dizer que a tabela Asqui tem uma segunda versão.

ASCII é um acrônimo para a palavra em inglês American Standard Code For Information Interchange, que podemos traduzir para o português como Código Americano Padrão para Intercambio de Informações.

Tabela ASCII
Tabela ASCII

Essa tabela representa os 256 caracteres que podemos reproduzir com um computador, essa tabela foi criada na década de 1960 em conjunto com várias empresas americanas a fim de substituir um antigo modelo usado na época que era o conjunto de caracteres Baudot, o qual só podia representar 32 caracteres, que era ótimo na época para mandar telegramas, mas não para escrita grande de mensagens.

Dentro da tabela temos 128 caracteres que podemos usar para escrita como números, caracteres especiais, letras minúsculas, letras maiúsculas, os outros 128 caracteres são usados por fabricantes de computadores e programas de computadores para escrita de informações necessárias para o funcionamento correto dos componentes que formam um computador.

Acima vemos um exemplo dos caracteres dessa tabela.

Quer ver um vídeo que eu preparei sobre esse assunto? Veja:

Tabela ASCII

E você já tinha ouvido falar nessa tabela? Deixa um comentário aqui, estou curioso para saber.

Referencia


MANZANO, José Augusto N. G. Algoritmos: Lógica para Desenvolvimento de Programação de Computadores. São Paulo : Érica, 2010.

Erick Freire

Erick Freire

Criador de Conteúdo Digital Desde 2013, Graduado Em Gestão em Tecnologia da Informação, Pós-Graduado em Engenharia da Qualidade de Software, Analista de Sistemas, Escritor e Gamer.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.